Dados do Trabalho


Título

Adenocarcinoma Colorretal com Lesões Sincrônicas: Um Relato de Caso

Apresentação do Caso

Homem, 55 anos, irmã com câncer colorretal (CCR) aos 36 anos, diagnosticado em setembro de 2021 com neoplasia sincrônica em cólon ascendente e reto - estadiamento pT3c, pN1b - a partir de exames de imagem. Em colonoscopia, observou-se lesões vegetantes friáveis em válvula ileocecal e em primeira válvula retal, estendendo-se em reto inferior e superior com estenose parcial da luz. Imagens da TC de pelve foram consoantes aos achados da colonoscopia, e com achados de 8 linfonodos mesorretais satélites proeminentes e suspeitos. Submetido à colectomia total com anastomose e ileostomia protetora. Anatomopatológico confirmou adenocarcinoma tubular pouco diferenciado e ulcerado, com invasão de muscular própria e tecido adiposo pericolônico. Margens cirúrgicas livres. Metástase em 3 de 133 linfonodos isolados, invasão angiolinfática presente, budding tumoral com escore intermediário em ceco e baixo em reto. KRAS, NRAS e BRAF selvagens, pMMR. Consulta com oncologista clínico em fevereiro de 2022, optando-se por não realizar adjuvância. Perde seguimento, buscando atendimento apenas em julho de 2023 com novas queixas. Imagens indicaram recidiva em reto inferior, com invasão adiposa perirretal e em tecido prostático posterobasal - cT4bcN0cM0. Optou-se por instituir radioterapia e capecitabina entre outubro e dezembro de 2023. Em janeiro de 2024, RM pélvica mostrou resposta radiológica completa, seguindo acompanhamento.

Discussão

Os carcinomas colorretais sincrônicos correspondem de 2 a 4% dos casos de CCR e são definidos como lesões simultâneas diagnosticadas em um período de até 6 meses e que não se explicam por contiguidade ou origem metastática. A colonoscopia representa o principal método na visualização pré-operatória dessas lesões, sendo a identificação crucial para o manejo, uma vez que influencia na extensão da ressecção primária, que consiste em colectomia total - como no caso supracitado - ou subtotal. Esses quadros possuem maior probabilidade de recorrência local e doença metastática, com tratamento adjuvante indicado conforme estadiamento e clínica do paciente.

Comentários Finais

O relato acima versa sobre uma manifestação incomum do CCR, haja vista a idade relativamente precoce de manifestação e a presença de três lesões sincrônicas colorretais.

Área

Câncer Colorretal

Autores

ISABELA ALICIA FINK, MILENA SALVADOR MARTINS, IGOR CASOTTI DE PÁDUA, GEORGIA SANDLER GUIMARÃES, BERNARDO DO NASCIMENTO PITTHAN, GABRIEL BEN BORDINHÃO, VÂNIA MARISIA SANTOS FORTES DOS REIS, BRUNA ALBACETE PIRES, JULIANO VICENTE RODRIGUES, RAFAEL JOSÉ VARGAS ALVES