Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DOS ÓBITOS POR NEOPLASIA MALIGNA DA VESÍCULA BILIAR NO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO ECOLÓGICO
Introdução
O Câncer de Vesícula Biliar (CVB) é uma enfermidade pouco comum no mundo, mas altamente letal. Atualmente, essa patologia ocupa o quinto lugar entre as neoplasias malignas gastrointestinais, com aproximadamente 5000 novos casos diagnosticados anualmente nos Estados Unidos. Incluindo histórico prolongado de cálculos biliares e gênero feminino como principais fatores de risco, o CVB, em grande parte dos casos, manifesta-se de forma assintomática e apenas desenvolve sintomas em estágios avançados da doença.
Objetivo
Analisar as taxas e o perfil epidemiológico de óbito por Neoplasia Maligna da Vesícula Biliar no Estado de São Paulo.
Método
Trata-se de um estudo quantitativo e retrospectivo, utilizando dados do Departamento de Informações e Informática do SUS (DATASUS) no grupo dos indicadores de estatísticas vitais, a partir de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade - SIM, por local de residência entre 2013 a 2022. As variáveis analisadas foram município, ano, sexo, cor/raça e escolaridade.
Resultados
No período proposto, a capital São Paulo, liderou em número de óbitos, contabilizando 738 (33,10% do número total no Estado). Relacionado ao ano de ocorrência, os índices foram maiores em 2022, com um total de 254 (11,39%). Em respeito a faixa etária, a maior taxa de mortalidade ocorreu em indivíduos com idade superior a 80 anos, totalizando 463 (20,77%). No que diz respeito às variáveis sexo e cor/raça, observa-se que a população do sexo feminina e de cor branca registrou uma proporção significativa de mortes, com 1.573 (70,56%) e 1500 (67,29%) dos casos, respectivamente. Além disso, indivíduos com escolaridade de 1 a 3 anos também foram mais afetados, totalizando 595 óbitos (26,69%).
Conclusão
Em suma, este estudo destacou a significativa problemática relacionada à neoplasia maligna da Vesícula Biliar no Estado de São Paulo. A análise dos dados demonstrou a importância de se direcionar medidas de prevenção e tratamento efetivos a população, principalmente de idade mais avançada e baixa escolaridade, que é mais acometida pela patologia.
Área
Câncer Hepato-pancreato-biliar
Autores
PAULO VICTOR MOURA RODRIGUES, Mateus Vilela Soares Campos Cunha, Gustavo Leal Daitx, Felipe Sales de Alencar, Caroline Martins Vieira, Fernanda Kauer Leffa