Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA EPIDERMÓIDE DE PULMÃO SUBTIPO BASALÓIDE METASTÁTICO: RELATO DE CASO

Apresentação do Caso

Paciente masculino, 50 anos, previamente hígido, vem à consulta por perda da resistência física no início de 2022 e episódios de infecção respiratória de repetição. Realizou tomografia de tórax, na qual evidenciou atelectasia pulmonar esquerda. Sequencialmente, foi submetido à fibrobroncoscopia, identificando-se lesão infiltrante em brônquio esquerdo. Durante nova tomografia, volumosa lesão regional cernal em lobo inferior esquerdo, obliterando completamente o brônquio, medindo 6,2x5,0x7,3cm, com componente exofítico alongado, sem critérios para invasão. Refere perda de 3kg em 45 dias, além de sudorese noturna. Histórico clínico prévio: terapia com sinvastatina e histórico familiar de câncer de próstata (Pai). É ex-tabagista há 30 anos (5 maços/ano). Ao exame físico, ausculta pulmonar com murmúrio vesicular diminuído em base esquerda. Ao final de 2022, o anatomopatológico da biópsia por fibrobroncoscopia constatou carcinoma invasor de não pequenas células. Posteriormente, a imunohistoquímica apresentou carcinoma epidermóide do subtipo basalóide. Realizou mediastinoscopia e tomografia computadorizada por emissão de pósitrons, mostrando lesão de 12,0x10cm no lobo inferior esquerdo (SUV 20), obstruindo o brônquio fonte, com linfonodomegalias mediastinais N2, DP a esquerda M1a, linfonodo cervical à esquerda de 1,4cm (SUV 20) e lesões ósseas na pelve. Estadiamento do paciente pT4N3M1c, estágio IVB. Neste caso, o paciente realizou quimioterapia com Carboplatina AUC 5+ Taxol em seis ciclos, havendo redução da dose devido à toxicidade hematológica. Fez uso de Ácido Zoledrônico e terapia complementar com radioterapia e passou por internação para pleurodese decorrente ao derrame pleural secundário à invasão pleural. Paciente teve progressão da doença sistêmica, logo após o término da terapia e evoluiu ao óbito seis meses após o diagnóstico.

Discussão

Dito isso, a diferenciação dos subtipos de carcinomas epidermóides pulmonares é de extrema importância, uma vez que o subtipo basalóide é raro e possui mau prognóstico, associado à alta prevalência de doença metastática ao diagnóstico (apresentação Denovo*).

Comentários Finais

Sendo assim, por ser um subtipo de câncer que atinge populações mais idosas e tabagistas contumazes, o presente caso é interessante, uma vez que o paciente não se enquadra nessas especificações.

*Apresentação Denovo = Apresentação metastática ao diagnóstico

Área

Neoplásias Torácicas

Autores

JULIA MENEGATTI URBAN, Lucieli Eduarda Lovatel, Any Macedo dos Santos , Rafael Zortéa, Thiago Rocha Natividade, Maria Vitória Prato Wolwacz, Kamile Ogawa, Gabriela Kunzler, Arthur Wallauer , Leonardo Lago