Dados do Trabalho


Título

Tumor neuroendócrino primário de fígado: Relato de um raro caso em um Hospital de Fortaleza-CE

Apresentação do Caso

Paciente, 57 anos, com história de epigastralgia e icterícia. Apresentava ressonância de abdome superior com tomografia abdominal com nódulo hipervascular em segmento VIII e IV, medindo cerca de 2,8 x 1,7 cm sugestivo de lesão metastática em lobo esquerdo do fígado com aumento volumétrico da cabeça do pâncreas. Realizou biópsia percutânea com achado de tumor neuroendócrino de fígado com provável sítio gastrointestinal como tumor primário desconhecido. Demais exames investigativos sem identificação de lesão primária. Realizado octreoscan com achado suspeito para neoplasia com aumento da expressão de receptores de somatostatina em lesão na topografia aproximada do lobo esquerdo. Realizou hepatectomia esquerda com auxilio de usg intraoperatório com anatomopatológico sugestivo de tumor neuroendócrino hepático.

Discussão

O presente caso reporta um caso raro de tumor neuroendócrino primário de fígado (TNPF), entidade rara, de difícil diagnóstico e, que são, neoplasias derivadas de células neuroendócrinas produtoras de hormônios, notadamente a serotonina. Não apresentam predileção por sexo, e acometem indivíduos entre 40-50 anos. A investigação clínica é continua, e divide-se em fase pré e pos operatória, sem em busca de um sítio primário desconhecido de tumor neuroendócrino, sendo a imuno-histoquímica o método mais eficaz para o diagnóstico. Por serem entidades raras, ainda há muitas discussões em relação ao melhor método de tratamento. A abordagem multiterapêutica é essencial no seguimento, sendo que em muitos casos, a ressecção cirúrgica foi a única abordagem capaz de proporcionar a cura completa.

Comentários Finais

Os tumores neuroendócrinos metastáticos para o fígado são relativamente comuns, entretanto, o acometimento primário desse órgão é bastante raro. Necessita-se melhora nos métodos diagnósticos para que haja uma diferenciação pré-operatória mais precisa entre TNPF e carcinoma hepatocelular. O presente caso traz mais um caso raro dessa patologia, seu manejo diagnóstico, tratamento e seguimento.

Área

Neoplasias Raras

Autores

FRANCISCO LUCAS RUFINO SANTOS PASSOS, VICTÓRIA ALINE LINHARES MINÁ, HELÁDIO FEITOSA E CASTRO NETO, MÔNICA TAYNARA MUNIZ FERREIRA, FELIPE DE LIMA MONTEIRO, FILIPE CASTRO DE ANDRADE, MARIA CAROLINA RUFINO SANTOS PASSOS, BRUNO DE SOUSA SOARES, Ivna Silva Gonçalves, MARTINS ALMEIDA MORAIS ÚNIOR