Dados do Trabalho
Título
Efeitos da Nutrição e Suplementação em Pacientes em Quimioterapia para o Tratamento de Câncer de Pâncreas: uma Revisão Narrativa
Introdução
O câncer de pâncreas tem alta incidência de mortalidade, com prognóstico desfavorável. Pacientes frequentemente sofrem de desnutrição, caquexia e inflamação sistêmica, o que impacta diretamente na resposta ao tratamento e na qualidade de vida. A nutrição tem sido estudada como um fator importante tanto na prevenção quanto no manejo da doença, com foco em dietas específicas, suplementação nutricional e intervenções metabólicas.
Objetivo
Avaliar os efeitos de intervenções nutricionais no estado metabólico, inflamatório e na sobrevida de pacientes com câncer pancreático
Método
Uma revisão narrativa foi feita utilizando-se estudos entre 2014 a 2024. Documentos foram obtidos através de uma pesquisa feita no banco de dados do PubMed com os seguintes descritores: ("diet" OR "diets" OR "food" OR "foods" OR "nutrition") AND ("chemotherapy" OR "chemotherapeutic") AND ("pancreatic cancer" OR "pancreatic cancers" OR "pancreatic neoplasm" OR "pancreatic neoplasms"). Quaisquer estudos clínicos em inglês relacionando efeitos da nutrição sobre pacientes com câncer de pâncreas foram selecionados. Por fim, extraímos as informações relevantes dos estudos que se encaixaram no critério de seleção.
Resultados
A partir de um total de 335 estudos encontrados a partir da pesquisa, 15 foram selecionados para esta revisão. Os estudos mostraram que a suplementação com ácidos graxos ômega-3 e proteínas ajuda a melhorar o estado inflamatório e imunológico de pacientes com câncer pancreático, além de ajudar a preservar a massa muscular, melhorando a qualidade de vida. Por exemplo, pacientes que receberam suplementação nutricional oral proteica durante a quimioterapia mostraram melhora na tolerância ao tratamento e menor incidência de complicações gastrointestinais. Dietas anti-inflamatórias e ricas em proteínas mostraram-se promissoras na prevenção da caquexia e redução da inflamação, diminuição dos marcadores inflamatórios (TNF-α, IL-6), enquanto dietas cetogênicas apresentaram redução da glicose disponível para células tumorais e aumento da cetose.
Conclusão
As intervenções nutricionais desempenham um papel crucial no tratamento de pacientes com câncer pancreático. A suplementação adequada pode melhorar a resposta ao tratamento e a qualidade de vida, além de potencialmente aumentar as taxas de sobrevivência. Contudo, mais estudos clínicos são necessários para consolidar o uso de dietas específicas, como a cetogênica, e suplementações direcionadas, especialmente a longo prazo.
Área
Câncer Hepato-pancreato-biliar
Autores
MARIA ANTÔNIA DAL MOLIN WERLANG, Guilherme Melo Silva , Ariana Centa