Dados do Trabalho
Título
COMO A ALIMENTAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DO CÂNCER COLORRETAL – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Introdução
É fato que a alimentação da população está sofrendo grandes mudanças ao longo dos anos, principalmente em grandes centros e em países desenvolvidos, nos quais houve aumento do consumo de produtos industrializados e enlatados. Além disso, sabe-se que há relação entre a alimentação e o desenvolvimento de doenças, como a obesidade. A obesidade, por sua vez, está diretamente relacionada com o desenvolvimento de vários tipos de cânceres, entre eles o câncer colorretal (CCR). O CCR destaca-se por estar colocado na terceira posição de câncer mais incidente no Brasil, sendo que é mais prevalente em idosos do sexo masculino.
Objetivo
Atualmente, estudos intensificam a relação entre a alimentação e o desenvolvimento do CCR, desse modo, este trabalho traz como principal objetivo a ilustração de como funciona esta relação e como realizar sua prevenção.
Método
Realizada uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados BVS e Periódicos CAPES, utilizando-se os descritores: (neoplasisas retais) OR (câncer colorretal) AND (alimentação) OR (dieta) AND ( la:("pt")) AND ( la:("en")), incluindo tanto a língua portuguesa, quanto a inglesa.
Resultados
A partir do fato de que o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados, gorduras saturadas e carne vermelha aumentam o risco de desenvolvimento do CCR, entende-se que uma dieta rica em frutas, verduras e fibras tendem a diminuir o risco desta neoplasia. Paralelamente, há benefícios como prevenção o uso de probióticos e prebióticos.Por fim, é evidente que a alimentação desempenha um papel crucial na saúde da população, especialmente na prevenção do câncer colorretal. As mudanças nos padrões alimentares, marcadas pelo aumento do consumo de produtos ultraprocessados, exigem uma reflexão sobre hábitos mais saudáveis.
Conclusão
Dessa forma, enfatiza-se a importância de uma dieta equilibrada, rica em frutas, verduras e fibras. O entendimento e a conscientização sobre essas escolhas alimentares são, portanto, o primeiro passo para a prevenção de patologias graves e a promoção da saúde.
Área
Câncer Colorretal
Autores
BRUNA LUIZE BARROS, EDUARDA ZEMF, STEFANIE DE SOUSA, ARIANA CENTA, CLAUDRIANA LOCATELLI