Dados do Trabalho
Título
Fatores Epidemiológicos e Avanços no Rastreamento do Câncer Gástrico no Leste Asiático
Introdução
O tumor gástrico é uma neoplasia maligna que acomete as células de revestimento do estômago, sendo o adenocarcinoma gástrico a forma mais comum. A população do leste asiático, especialmente China, Japão e Coreia do Sul, é a mais afetada mundialmente pelo tumor gástrico.
Objetivo
Esta revisão bibliográfica tem o objetivo de descrever osmotivos da maior incidência de câncer gástrico nos países do Leste Asiático em relação a outras partes do mundo, além de apontar mudanças nas formas de rastreamento do tumor que podem ter contribuído para reduzir a incidência de casos.
Método
Foi utilizada a base de dados do site PubMed, com a utilização de palavras-chave em língua inglesa, “Gastric cancer”, “Helicobacter pylori”, “Epidemiology”, para limitar o que seria pesquisado. Os artigos encontrados foram publicados entre os anos de 2010 e 2022.
Resultados
Mais de 60% dos novos casos de câncer gástrico globais foram diagnosticados no leste asiático. Os dados mais atualizados do registro de câncer e estatísticas no Japão mostraram que o câncer gástrico ocupa o segundo lugar na incidência de câncer no país, evidenciando a necessidade melhorar as formas de rastreamento do tumor. Antes do ano de 2016, o rastreamento do câncer de estômago era feito por raio-X gastrointestinal, porém estudos feitos no Japão e na Coreia do Sul demonstraram que o exame endoscópico teria maior precisão no rastreamento de tumores, passando a ser o exame de referência. O principal fator de risco de tumor gástrico apontado nos artigos é a infecção pela Helicobacter pylori, visto que a população japonesa tem um alto índice de indivíduos nascidos antes de 1950 infectados pela bactéria. Além disso, os pesquisadores também destacaram que o tabagismo e a exposição a substâncias químicas das indústrias de borracha também são fatores de risco para o tumor gástrico.
Conclusão
A exposição a poluentes nas indústrias de borracha, o tabagismo e principalmente a infecção pela Helicobacter pylori são explicações possíveis para os motivos da alta incidência de casos no leste asiático em comparação com o restante do mundo, porém são necessários mais estudos para confirmar as razões dessa maior incidência. Por fim, a forma de rastreamento do tumor gástrico, que passou a ser o exame endoscópico, contribuiu para a diminuição da mortalidade entre a população do leste asiático, especialmente no Japão e na Coreia do Sul.
Área
Câncer Esofagogástrico
Autores
LUCAS GUSTAVO ARAUJO GUIMARÃES, Renan Garcia Artus, Gabriela Gerevini Dal Alba, Leonardo Enrique Storch, Pedro Henrique Ribeiro Teixeira, Lucas Santos Garcez