Dados do Trabalho


Título

Um caso de Carcinoma Lobular Invasor síncrono à Adenocarcinoma de Pâncreas

Apresentação do Caso

Paciente feminina, 54 anos, procura atendimento por nódulo mamário à esquerda. Foi submetida a core biopsy da lesão, onde concluiu-se ser um carcinoma lobular invasivo, luminal B, com estadiamento sem presença de lesões à distância por Radiografia de tórax, Ecografia abdominal total e Cintilografia óssea. Optado por cirurgia upfront, sendo submetida a mastectomia a esquerda com esvaziamento linfático axilar. Posteriormente iniciou quimioterapia adjuvante com protocolo AC-T por se tratar de uma lesão pT1cpN2a, estágio IIIA. Durante o tratamento adjuvante a paciente foi reavaliada por imagem com Tomografias sendo identificada uma lesão suspeita pancreática, sendo então submetida a PET/CT com presença de lesão hipermetabólica no corpo e cauda pancreáticos com 7,0 x 4,0 cm (SUV 11,0). O tratamento adjuvante foi postergado e a paciente foi encaminhada com brevidade para avaliação cirúrgica, sendo realizada biópsia da lesão pancreática por se tratar de um quadro irressecável, com invasão vascular, obtendo confirmação histológica de um tumor sincrônico de pâncreas (Adenocarcinoma). Dessa forma, foi proposto um novo esquema quimioterápico para abordagem das lesões sincrônicas de pâncreas e mama, com o intuito de tratamento simultâneo. Atualmente, a paciente encontra-se em situação de tratamento, com plano de avaliar possível ressecabilidade da lesão pancreática.

Discussão

O carcinoma lobular invasivo, é o segundo tipo histológico mais comum de câncer de mama diagnosticado, sendo responsável aproximadamente por 10-15% de todos os câncer de mama. No entanto, a metástase de tumores maligno para o pâncreas é um evento raro, constituem-se em menos de 5% de todas as malignidades pancreáticas. Ainda, verdadeiramente excepcional é uma metástase pancreática solitária. Neste caso, a apresentação síncrona entre esses tumores representa um evento raro na literatura. Além disso, contém um diagnóstico desafiador devido à presença de sintomas inespecíficos do tumor pancreático, bem como, dificultador da proposta terapêutica por se tratarem de histologias e sítio primários completamente diferentes, além de ser um quadro ressecável para a mama e irressecável para o pâncreas.

Comentários Finais

O presente estudo tem como objetivo apresentar um caso verdadeiramente incomum, um relato de tumores síncronos, com adenocarcinoma de pâncreas e câncer de mama lobular invasor, com o objetivo de relatar essa possível apresentação, bem como, as dificuldades de diagnóstico e terapêutica do caso.

Área

Câncer Hepato-pancreato-biliar

Autores

LUANA FERREIRA VASQUES, AMANDA SCHWONKE ZANATTA, AMANDA DA SILVA ANJOS, FILIPE VIEIRA KWIATKOWSKI, RAFAEL VIEIRA KWIATKOWSKI, FERNANDO BORGES DA SILVA