Dados do Trabalho


Título

Infiltração Cutânea por Adenocarcinoma de Cólon Sigmóide localmente avançado: Relato de Caso

Apresentação do Caso

Introdução: O envolvimento cutâneo por neoplasias viscerais ocorre em 0,7 a 9% dos casos. No carcinoma colorretal, a infiltração da pele por extensão direta é ainda mais incomum e carece de dados epidemiológicos consistentes. Essas situações exigem um equilíbrio entre a obtenção de margens cirúrgicas seguras e a reparação eficaz dos defeitos na parede abdominal. Descrição do Caso: F.C.S, masculino, 65 anos, sem comorbidades, com dor na região dorsal e tumoração em região inguinal esquerda, que evoluiu com secreção fétida. A biópsia da lesão revelou metástase de adenocarcinoma, com perfil imunohistoquímico de origem gastrointestinal. O exame físico mostrou uma massa palpável na região inguinal com fístula colo-cutânea. A tomografia computadorizada revelou uma lesão expansiva no retossigmóide, comprometendo a parede abdominal esquerda. O paciente foi submetido a uma Retossigmoidectomia à Hartmann, juntamente com uma enterectomia segmentar, linfadenectomia inguinal e pélvica. A reconstrução da parede abdominal foi utilizando um retalho miocutâneo do tensor da fáscia lata. O resultado histopatológico foi Adenocarcinoma Moderadamente Diferenciado, de 8x7 cm, sem sinais de invasão perineural ou angiolinfática. Todos os 24 linfonodos examinados, estavam livres de neoplasia. No pós-operatório, o paciente desenvolveu secreção serosa e uma deiscência parcial do retalho, tratados com de forma conservadora. A terapia adjuvante com Flox foi iniciada no 28º dia após a cirurgia.

Discussão

O tratamento do câncer de cólon localmente avançado é complexo, especialmente quando envolve a ressecção ampla da parede abdominal. O retalho do tensor da fáscia lata se destaca como ideal para a reconstrução, pois fornece uma lâmina densa, com baixa morbidade, bem tolerado e oferece suporte funcional robusto, com vascularização proveniente da artéria circunflexa femoral lateral e artérias perfurantes músculo-cutâneas.

Comentários Finais

Conclusão: Este caso exemplifica uma estratégia eficaz para o manejo do câncer de cólon localmente avançado com extensão cutânea, seguida pela reconstrução da parede abdominal com retalho miocutâneo. O uso do retalho do músculo tensor da fáscia lata foi essencial, dadas as suas características. Este relato visa ressaltar a importância de um planejamento cirúrgico detalhado para a obtenção de margens negativas e a reconstrução efetiva da parede abdominal.

Área

Câncer Colorretal

Autores

MARIA CLARA FERREIRA VIVI, Stephani da Costa e Sousa Freire da Silva, Laura Pocinho Balbinot, Rafael Duarte Massai, Fernanda Gebin Galrão de Franca, Luiz Carlos de Almeida Brandão, Claudia Ribeiro Linares, Barbara Pacheco da Silva, Natallia Meira Gonsalez, Larissa Triunfo Costa