Dados do Trabalho
Título
CIRURGIA HEPÁTICA: EXPERIÊNCIA DE PACIENTES SUBMETIDOS A HEPATECTOMIA EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA
Introdução
A ressecção hepática está em constante avanço, sendo o principal tratamento da maioria das neoplasias primárias do fígado e o padrão-ouro da grande parcela dos casos de metástases hepáticas ressecáveis. A partir do desenvolvimento e padronização das técnicas de cirurgias, muitas podem ser tratadas de forma cirúrgica com segurança. A classificação de complicações cirúrgicas de Clavien-Dindo é amplamente utilizada para avaliar complicações pós-operatórias.
Objetivo
Avaliar o perfil epidemiológico, clínico, histopatológico, tipo de tratamento realizado, morbidade e mortalidade em pacientes submetidos a Hepatectomias atendidos no Hospital Haroldo Juaçaba no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2022, no município de Fortaleza-CE.
Método
O estudo foi retrospectivo, analítico, descritivo e quantitativo, a fim de analisar o perfil epidemiológico, clínico, histopatológico e o tipo de tratamento realizado por pacientes submetidos a hepatectomia em hospital de referência em Fortaleza-CE, por prontuários eletrônicos dos submetidos a hepatectomia de janeiro de 2017 a dezembro de 2022. Foram excluídos os cadastrados fora do período e os submetidos a cirurgia de menor porte por extensão de doença (metastasectomias hepáticas ou sinais de carcinomatose peritoneal).
Resultados
Amostra: 88 (> 60 anos). Sítios: Colangiocarcinoma (1º) e Metástases colorretais (2º). Lesões sincrônica: identificadas em 47,7% (1 – 3 lesões). 90%: internados até 1 semana. 54: algum grau de complicações de Clavien-Dindo e a maior taxa foi grau II. Taxa de mortalidade foi 8%. Terapia neoadjuvante em 45,5%. A abordagem em casos de metástase sincrônica foi 68,4% de tumor primário seguido de hepatectomia e 28,9% abordagem hepática inicial. A significância estatística: lesões sincrônicas ao tumor primário. Curva de sobrevida livre de doença, 51 pacientes não recidivaram até o momento da coleta dos dados. Lateralidade: redução de metade da sobrevida de paciente com metástase hepática por neoplasia primária de cólon direito em comparação com cólon esquerdo, sigmoide e reto. Abordagem primeiro o tumor primário há maior tempo livre de recidiva.
Conclusão
O maior percentual de complicações cirúrgicas foi grau II da classificação de Clavien-Dindo. A metástase de tumor de cólon foi a indicação mais frequente de hepatectomias. Pacientes com lesões sincrônicas ao tumor primário foram considerados o dado com significância estatística, demonstrando que a doença sincrônica é uma doença mais agressiva e com maior percentual de recidiva.
Área
Câncer Hepato-pancreato-biliar
Autores
RAFAELLA HENRIQUES CAVALCANTI TORRES DE MELO, Heládio Feitosa e Castro Neto, Felipe de Lima Monteiro