Dados do Trabalho
Título
Síndrome de Lynch: mutações genéticas e métodos diagnósticos
Introdução
No ano de 2023, o INCA estimou cerca de 45.630 novos casos de câncer de colorretal a cada ano no período entre 2023 a 2025, sendo que 5-10% estão associados à predisposição genética, como visto na Síndrome de Lynch, também conhecida como câncer colorretal hereditário não polipose (HNPCC).
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão acerca das características genéticas e testes diagnósticos da Síndrome de Lynch.
Método
Foi realizada uma revisão narrativa acerca do tema nos sites de busca PubMed e SciELO, com publicações desde 2015.
Resultados
A Síndrome de Lynch é uma doença autossômica dominante, com alto risco de câncer colorretal, endométrio e estômago (Sousa et al., 2018). Sua sua principal etiologia consta com variações de inativação da linhagem germinativa nos genes de reparo de incompatibilidade do DNA. O principal gene acometido é o MMR, com 90% dos casos sendo alterações em MLH1 e MSH2, e a menor parte em MSH6 e PMS2. Ainda, deleções encontradas no gene EPCAM podem afetar o MSH2 devido à sua proximidade, cursando com fenótipos semelhantes à síndrome (Maia et al., 2022). Assim, o diagnóstico é tido na presença de tumores deficientes de MMR, englobando os métodos de triagem: (a) imuno-histoquímica – evidencia a perda da proteína MMR; (b) instabilidade de microssatélites – análise da instabilidade genética. Na ausência do tumor, mas presença da síndrome em familiar de primeiro grau, o diagnóstico precoce é realizado por meio de testes genéticos germinativos (Rubenstein et al., 2015), com relação direta às medidas preventivas por colonoscopia e redução da mortalidade por cânceres tratáveis (Costa et al., 2023).
Conclusão
É fundamental a identificação e diagnóstico precoce da Síndrome de Lynch, com testes moleculares tumorais e genéticos germinativos, impactando diretamente na possibilidade de intervenções precoces e redução da mortalidade dessa população.
Área
Oncogenética
Autores
CAROLINE HOELSCHER FONTANA, JORGIANA LUIZA COPINI MAZZETTI, JULIA BIANCHI PERTILE, ENZO WERLANG BONASSI, VÍTOR GABRIEL MENIN, GUILHERME VICENTINI