Dados do Trabalho


Título

CBC de canal anal com ressecção primaria preservando continência: Relato de caso

Apresentação do Caso

Paciente encaminhado ao ambulatório de oncologia por lesão vegetante em região perianal, paciente bom estado geral, status performance zero, refere antecedente de sangramento anal, negando perda de peso em e outras queixas.

Paciente etilista social, nega tabagismo, antecedentes patológicos, hipertenso, sem mais comorbidades, com antecedentes familiares, mãe com câncer de mama, sem antecedentes de câncer do trato gastrointestinal.
Refere que apresenta lesão há 3 ano em região anal com episodio de sangramento eventuais, no exame físico no dia da primeira consulta apresenta lesão ulcerada com áreas de necrose em borda anal que se estende ate canal anal, com estenose de canal anal.

Solicitado na consulta colonoscopia exames de estadiamento.

Colonoscopia : Lesão ulcero vegetante perineal.
AP : proliferação de células epiteliais basaloides com atipias nucleares formando blocos tamanhos variáveis

IHQ: CARCINOMA BASOCELULAR

Exames de estadiamento:

RNM PELVE 03/2023: Lesão vegetante no canal anal / borda anal com as características acima descritas, de natureza indeterminada, porém suspeita para neoplasia primária. Ausência de linfonodomegalias

Paciente com estádio clinico IIA ( T2 N0 M0)

Proposto ressecção endoanal de lesão com preservação de esfíncter , realizado procedimento sem intercorrências.

Após ressecção paciente volta para ambulatório referindo continência fecal, com ferida em processo de cicatrização.
Anatomopatológico da peça cirúrgica confirma com carcinoma basaloide de região anal com margens comprometidas laterais.
Encaminhado para complementar com radioterapia, realiza radioterapia na dose de 55,8 GY , 31 frações.
Retorna para seguimento após 4 meses apresentando continência fecal, ao exame físico sem lesão palpáveis e visíveis.
Mantém seguimento em nosso serviço

Discussão

O carcinoma basocelular (CBC) é uma neoplasia epitelial que acomete mais comumente regiões expostas ao sol. O CBC perianal é extremamente raro, representa menos de 0,1% dos CBCs e menos 0,2% das neoplasias de canal anal, sendo a literatura médica, abordando o tema perianal, escassa.

A histologia do CBC perianal caracteriza-se com múltiplos focos de células basofílicasirregulares com núcleos pleomórficos. A sobrevida global em 5 anos, foi de 72,6%, apresentada em uma série com 35 casos.

Comentários Finais

CBC de canal anal e muito raro com poucos casos descritos, a ressecção endoanal veio com margem comprometidas mas conseguimos preservar continência, foi complementada com radioterapia paciente esta bem e em seguimento.

Área

Câncer Colorretal

Autores

JOSE MANUEL BELTRAN TORREZ, ALINE CRISTINA GON, GUSTAVO ALVARES DA CUNHA, CAMILA PELLIZA, RICARDO AUGUSTO EINECK AURICHO