Dados do Trabalho
Título
DESEMPENHO DA ABORDAGEM WATCH AND WAIT NO TRATAMENTO DO C NCER DE RETO: UMA REVISÃO
Introdução
Globalmente, o câncer colorretal é o quarto mais comum, possuindo a terceira maior taxa de mortalidade por câncer. Embora a quimiorradioterapia neoadjuvante seguida de excisão total do mesorreto ofereça benefícios no tratamento do câncer retal, efeitos adversos como disfunção intestinal, vesical e sexual, além de risco de estoma permanente, podem estar presentes. A fim de minimizar esses efeitos, a abordagem watch and wait visa evitar a cirurgia após uma resposta clínica completa à quimiorradioterapia. No entanto, essa estratégia depende de uma avaliação subjetiva da ausência de tumor viável, podendo não detectar casos de tumor residual.
Objetivo
Avaliar o desempenho da abordagem watch and wait no tratamento do câncer retal.
Método
Revisão integrativa da literatura, por meio da base de dados PubMed. Para a busca dos documentos, usou-se os seguintes descritores: Watch and wait AND Rectal Neoplasm. Foram aplicados os filtros: publicados nos últimos 5 anos, textos completos e gratuitos, revisão sistemática, meta-análise e revisão. Após leitura integral e aplicados os critérios de exclusão, 5 artigos foram incluídos.
Resultados
A avaliação da resposta clínica completa, o tempo apropriado para avaliação da resposta tumoral e os métodos de acompanhamento utilizados são fatores fundamentais para o uso da abordagem watch and wait. A resposta clínica completa oferece resultados semelhantes à terapia padrão, mas um quarto dos pacientes pode apresentar recrescimento local nos primeiros dois anos, podendo ser tratado com cirurgia de resgate sem comprometer os resultados. Além disso, a ressonância magnética pélvica é essencial para avaliar a anatomia retal e a resposta tumoral, sendo a associação com endoscopia a melhor opção para o monitoramento da doença. Porém, dado os desafios na implementação da abordagem, como a variabilidade na interpretação das imagens e os dados heterogêneos, a sua eficácia é maior em centros especializados com equipes multidisciplinares, uma vez que o treinamento de técnicas não invasivas é necessário para o aprimoramento da segurança do tratamento.
Conclusão
Conclui-se que a abordagem watch and wait é uma alternativa à cirurgia invasiva, preferencialmente após a resposta clínica completa à quimiorradioterapia. Sendo assim, a avaliação precisa da resposta tumoral e de um acompanhamento rigoroso são fundamentais para a sua eficácia.
Área
Câncer Colorretal
Autores
ANA CAROLINA RISSON, Bruno da Silva Riterbusche, Gabriela Escobar Bataiolli, Ana Paula Jaskulski Sampaio, Ana Caroline Mezzalira, Tiane Camargo