Dados do Trabalho


Título

Associação Entre Neoplasias Intestinais e a Doença de Crohn: Uma revisão de Literatura

Introdução

A doença de Crohn (DC) é uma inflamação crônica do trato gastrointestinal que pode afetar qualquer parte do sistema digestório​. A inflamação persistente e a cicatrização constante no intestino estão associadas a um aumento do risco de neoplasias , uma vez que promovem alterações celulares e genéticas de forma incessante. A relação entre a doença de Crohn e as neoplasias intestinais é complexa e multifacetada, podendo resultar em várias complicações significativas.

Objetivo

Realizar uma revisão integrativa da literatura acerca da relação entre neoplasias intestinais e a Doença de Crohn.

Método

Foi realizada uma revisão de literatura na base PubMed com os descritores "Intestinal Neoplasms" e "Crohn Disease". Foram incluídos artigos publicados de 2019 a 2024, em inglês. Os critérios de inclusão englobam estudos clínicos, metanálises, ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas. Dos 12 artigos identificados, 7 foram selecionados para análise.

Resultados

A análise revelou maior incidência de câncer colorretal em pacientes com Doença de Crohn (DC) perianal, com um aumento de 50% no risco de câncer anal. Pacientes com câncer colorretal associado à Doença Inflamatória Intestinal (DII) apresentam pior sobrevida devido a características histológicas agressivas e menor taxa de ressecções. A estenose colorretal em DII é um fator de risco para neoplasia colorretal (NCR), especialmente na colite ulcerativa (CU), mas não para adenocarcinoma colorretal associado à neoplasia (ACRN) ou em pacientes com DC. A prevalência de adenocarcinoma da vesícula biliar em pacientes com DC foi de 1,15 por 1000, com baixa sobrevida em 5 anos e diagnóstico desafiador devido a sintomas inespecíficos. Pacientes com DC apresentam risco aumentado de cânceres intestinais.

Conclusão

A Doença de Crohn (DC) demonstrou ser um importante fator de risco para câncer colorretal, especialmente em pacientes com a forma perianal, que apresentam risco elevado. Pacientes com Doença Inflamatória Intestinal (DII) apresentam menor taxa de sobrevida devido à baixa diferenciação da neoplasia. Embora a incidência de câncer colorretal associado à DC seja alta, são necessários mais estudos para melhorar o rastreamento e proporcionar um melhor prognóstico para esses pacientes.

Área

Câncer Colorretal

Autores

EDNA LETICIA DE QUEIROZ DUARTE, Gabriel Kwiatkoski, Layaly Ayoub Silva, Lorrany Eduarda Pereira de Moraes, Marina Felix, Stephanie Zarlotim Jorge, Daniela Hajjar Larroude , Lívia Burim Cerreti