Dados do Trabalho


Título

Carcinoma Hepatocelular em Colédoco: Um Desafio Diagnóstico em Paciente com Resposta Virológica Sustentada ao HCV

Apresentação do Caso

Homem, 58 anos, ex-usuário de drogas, portador de cirrose secundária à hepatite crônica pelo vírus da hepatite C (HCV) e álcool, internou em 2005 por hemorragia digestiva por varizes de esôfago, tratada com ligadura endoscópica e terlipressina, e desde então vinha em abstenção alcoólica. Não teve novo sangramento. Em 2007 tratou HCV com PEG+RBV, com resposta virológica sustentada (RVS). Manteve-se assintomático até maio de 2020, quando iniciou com dor abdominal inespecífica, seguida por icterícia, colúria e acolia, sem febre. Internou no início de junho e o exame físico na admissão demonstrava icterícia e dor à palpação de hipocôndrio direito, sem outros achados. Child-Pugh B (9). Colangiorressonância mostrava fígado cirrótico, sem lesões focais, com colelitíase e dilatação de vias biliares centrais associadas. Manteve icterícia progressiva e foi submetido à tentativa de CPRE, sendo impossível a canulação da papila. Apresentou episódio de pancreatite pós-procedimento. Realizada colangiografia transparieto-hepática com drenagem interna-externa das vias biliares, que demonstrou oclusão tumoral em colédoco médio. Biópsia da lesão coledociana confirmou carcinoma hepatocelular (AP de via biliar: diminuto fragmento de hepatocarcinoma moderadamente diferenciado em meio a tecido necrótico; IHQ Jul20: HEP-PAR 1 (OCH1E5) e arginase (SP156) positivos; CK7 (SP52) e CK19 (RCK108): negativos – carcinoma hepatocelular - CHC). Sem condições cirúrgicas, foi iniciado sorafenibe por via oral. Evoluiu com sepse biliar, hemorragia digestiva e óbito em janeiro de 2021.

Discussão

O CHC é um tumor maligno primário do fígado que normalmente se desenvolve no contexto de doença hepática crônica. O colangiocarcinoma (CCA) intra-hepático, que divide os mesmos fatores de risco com o CHC, é um diagnóstico diferencial em determinados casos. Aqui se apresenta um raro caso de CHC em colédoco, sem envolvimento focal hepático.

Comentários Finais

A evolução desfavorável observada neste caso em paciente com HCV e RVS, ressalta a importância do diagnóstico precoce e do monitoramento rigoroso desses pacientes. De acordo com nosso conhecimento, é o primeiro caso relatado de carcinoma hepatocelular primário em colédoco.

Área

Câncer Hepato-pancreato-biliar

Autores

HUMBERTO CARDOSO ALVES, DAIANE DIAS , EMANUELA TURETA , BRUNO BASSO , MARIO REIS ÁLVARES