Dados do Trabalho


Título

Sarcoma de Ewing: uma análise sobre os aspectos multifatoriais associados a sua evolução, tratamento e prognóstico.

Introdução

O Sarcoma de Ewing é um tumor maligno que afeta principalmente crianças e adolescentes. Sua origem é essencialmente óssea, mas pode disseminar-se ou ter origem também em partes moles. Representa cerca de 20% das neoplasias malignas primárias da parede torácica e 10 a 15% dos tumores ósseos malignos. A sua etiologia ainda é considerada incerta, e sua evolução, tratamento e diagnóstico estão associados a aspectos variados.

Objetivo

Descrever os aspectos multifatoriais envolvidos na evolução, tratamento e prognóstico do Sarcoma de Ewing.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com busca na base de dados MEDLINE, utilizando os descritores “Sarcoma de Ewing”, “Tratamento” e “Prognóstico”, e o operador boleano ‘“AND”. Foram incluídos textos completos, de 2019 a 2023, nos idiomas inglês e português, e excluídas as revisões e os estudos que não respondiam à questão de pesquisa. Ao fim, 24 artigos foram selecionados para compor essa revisão.

Resultados

O Sarcoma de Ewing é um tumor de células pequenas, redondas e azuis, que acomete frequentemente os ossos longos, pelve, coluna e parede torácica. Apesar do seu comprometimento ósseo, pode também se estender às partes moles proximais ou ter sua origem a partir desses tecidos. Embora sua etiologia ainda não seja esclarecida, destaca-se a presença de anormalidades cromossômicas, sobretudo entre os cromossomos 11 e 22 as quais ativam oncogêneses e inibem genes supressores tumorais. O tratamento pode ser local ou sistêmico. O primeiro, cirúrgico e radioterápico, é fundamental tanto para tumores irressecáveis ou com margens inadequadas quanto para redução do tumor. No tratamento sistêmico, destaca-se a quimioterapia, aplicada mesmo em pacientes com doença localizada, em virtude da possibilidade de metástases ocultas. Os fatores prognósticos relacionam-se ao sítio do tumor primário, sendo favoráveis aqueles com origem em extremidade distal e localização central; à idade, em que os menores de 15 anos têm maior chance de remissão; e ao potencial metastático, de forma que as metástases pulmonares possuem melhor prognóstico quando comparadas às extrapulmonares.

Conclusão

O Sarcoma de Ewing é uma patologia que requer diagnóstico precoce e tratamento adequado, para aumentar as chances de sobrevida dos pacientes. O estudo dos aspectos multifatoriais associados à sua evolução, tratamento e prognóstico é fundamental para o avanço do conhecimento científico e desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas eficazes para essa patologia.

Área

Neoplásias Torácicas

Autores

RAFAEL ALMEIDA DO NASCIMENTO, Breno Brito Viana Silva, Émile de Carvalho Morais Fraga, Rodrigo Sousa Brandão, Thamiris Santos Correia, Claudia Leal Macedo