Dados do Trabalho
Título
Reversal Approach na Ressecção de Metástase Hepática e Tumor Primário de Câncer de Cólon Sigmoide: um relato de caso
Apresentação do Caso
O câncer colorretal é a terceira malignidade mais incidente no mundo. O sítio mais comum de metástases é o fígado, com 75% dos casos. O tratamento cirúrgico é o mais eficaz, porém poucos pacientes apresentam doença ressecável no momento do diagnóstico. Dessa forma, recomenda-se estratégias que possibilitem a ressecção completa das lesões hepáticas, como a introdução de esquemas quimioterápicos e terapias-alvo. Paciente masculino, 58 anos, não elitista, sem histórico familiar e clinicamente bem. Diagnosticado com câncer de cólon sigmóide com metástase hepática, sem indicação de doença extra-hepática, evidenciado através da tomografia. Paciente realizou quimioterapia com FOLFOX e teve resposta parcial após quatro ciclos. A tomografia de abdome evidenciou redução da lesão ovoide hipodensa na transição dos lobos direito e esquerdo, medindo cerca de 4,6 x 2,5 cm, antes sendo 5,9 x 3,4 cm, com realce hipovascular pelo meio de contraste, com aspecto digestivo de implante secundário. Foi submetido à hepatectomia para remoção da metástase hepática. Seguiu com o tratamento Reversal Approuch e foi realizada ressecção de neoplasia úlcero-vegetante no terço médio do cólon sigmoide, ocupando cerca de 2 ⁄ 3 da circunferência do órgão. No terço distal do cólon sigmoide, identificou-se um pólipo pediculado de 6 mm, que foi excisado com alça diatérmica.
Discussão
Os elevados índices de metástase hepática do câncer colorretal são associados a um pior prognóstico. Considera-se a cirurgia como terapia curativa ideal, mas a quimioterapia adjuvante combinada demonstra bons resultados. O paciente apresentou resposta parcial após quatro ciclos de quimioterapia paliativa com FOLFOX no período pré-operatório. E foi proposta a reversal approach, abordagem contrária à clássica, realizando a quimioterapia sistêmica seguida da ressecção hepática e posteriormente a ressecção do tumor primário.
Comentários Finais
O manejo demonstra a importância da abordagem multidisciplinar no tratamento do câncer colorretal com metástase hepática. A combinação da quimioterapia paliativa com FOLFOX seguida de hepatectomia e ressecção do tumor primário com o método de reversal approach resultou em resposta parcial e remoção completa das lesões. Esta abordagem pode oferecer uma nova perspectiva para pacientes com doença avançada. Mesmo assim, são necessários estudos adicionais para avaliar a eficácia e segurança a longo prazo dessa estratégia.
Área
Câncer Colorretal
Autores
CAROLINE BECKER, Martina Brandeburski Camargo, Sophia Ronchetti Xavier, Nathalia Hachler Bertoldo, Bruno Jardim Tesheiner, Paola Schneider , Carolina Beatrici Hosch, Laura Floresta Cernicchiaro, Marcio Fernando Boff