Dados do Trabalho
Título
Câncer de mama bilateral sincrônico sem mutação no painel genético: relato de caso
Introdução
O câncer de mama bilateral sincrônico é uma neoplasia rara, representando cerca de 0,6% dos casos de cânceres de mama bilateral, e caracteriza-se pela presença de dois tumores diagnosticados simultaneamente ou em um ano após o diagnóstico do primeiro. O risco aumentado de seu desenvolvimento associa-se a mutações dos genes BRAC1 ou BRCA2, hereditariedade, exposições ambientais ou diagnóstico em idade precoce. Quando comparado com casos de câncer de mama unilateral, liga-se mais frequentemente a carcinomas lobulares invasivos, relacionados à formação de tumores malignos no parênquima mamário em pacientes com esse subtipo de câncer.
Objetivo
Relatar a ocorrência atípica de neoplasia maligna mamária bilateral sincrônica, sem caráter hereditário
Casuística
Paciente sexo feminino de 37 anos diagnosticada com neoplasia de mama bilateral com teste genético negativo para mudanças patogênicas.
Método
Foi feita uma análise do prontuário da paciente, bem como uma revisão bibliográfica sobre o tema pela base de dados PUBMED, com artigos publicados nos últimos 5 anos.
Resultados
Paciente do sexo feminino de 37 anos compareceu ao ambulatório de mastologia com diagnóstico de neoplasia maligna de mama bilatera sincrônica, com teste genético negativo para mudanças patogênicas. Ao exame físico, apresentava mamas assimétricas, com mama direita com retração em quadrante inferior lateral e nódulo irregular em quadrante inferior lateral de 2cm. Na ecografia, achados de nódulos irregulares microlobulados na mama direita a 4,2 cm da papila, de 2,2x1,4x1,4 cm, e na mama esquerda a 5cm da papila, de 1,3x1,3x0,8, classificação BIRADS 4. Foi submetida a setorectomia e biópsia de linfonodo sentinela bilateralmente, com achado na mama direita de carcinoma mamário invasivo tipo não especial grau 2, medindo 25x17 mm, ausência de linfonodos positivos, de classificação pT2pN0. Na mama esquerda, foi encontrado tecido mamário livre de neoplasia com hiperplasia lobular, no processo de ampliação de margens, na margem súpero medial, foi identificado papiloma intraductal, além da presença de carcinoma mamário metastático para 2 linfonodos axilares. Atualmente, está com programação de nova abordagem cirúrgica para ressecção de tumor de mama esquerda e posterior tratamento adjuvante de radioterapia e quimioterapia.
Conclusões
O caso apresentado relata o registro médico de uma paciente de 37 anos, diagnosticada com câncer de mama bilateral sincrônico, sem evidências de predisposição genética, fato que demonstra uma situação incomum. Por esse motivo, os sinais clínicos evidentes, como mamas assimétricas e a presença de um nódulo irregular, enfatizam a importância da monitorização e detecção precoce em uma faixa etária jovem, mesmo na ausência de fatores de risco hereditários. Além disso, o tratamento requer quimioterapia, radioterapia ou, caso haja necessidade, remoção cirúrgica imediata, a fim de mitigar complicações. Portanto, este estudo visa destacar a importância da pesquisa contínua para a melhor compreensão dessa neoplasia, com o objetivo de incentivar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento precoces.
Conflitos de interesse
Não se aplica.
Referências
AL MARWANI, Marwan; ALAMRI, Nasser; ALLEBDI, Abdullah. Synchronous bilateral breast cancer with different histology. Radiology Case Reports, v. 18, n. 7, p. 2491-2497, 2023.
HAMY, Anne-Sophie et al. Evolution of synchronous female bilateral breast cancers and response to treatment. Nature Medicine, v. 29, n. 3, p. 646-655, 2023.
MEJDAHL, Mathias Kvist et al. Synchronous bilateral breast cancer: a nationwide study on histopathology and etiology. Breast Cancer Research and Treatment, v. 182, p. 229-238, 2020.
MRUTHYUNJAYAPPA, Smitha et al. Synchronous and metachronous bilateral breast cancer: clinicopathologic characteristics and prognostic outcomes. Human Pathology, v. 92, p. 1-9, 2019.
MISHRA, Ashutosh et al. Bilateral Breast Cancer: Clinical Profile and Management. Indian Journal of Surgical Oncology, v. 14, n. 3, p. 651-658, 2023.
Palavras Chave
Câncer de Mama; Bilateral; Cirurgia Mamária
Área
Tumores da mama
Instituições
Centro Universitário de Brasília - Distrito Federal - Brasil
Autores
Laura Dourado Paiva, Marcela Fruet Dias, Ana Cecília Flacão Durães, Gabriela Feitosa Lins de Albuquerque