Dados do Trabalho


Título

UTILIZAÇÃO DA TELA DE PERICÁRDIO BOVINO COMO ALTERNATIVA DE BAIXO CUSTO NO SUS NA MASTECTOMIA PRE-PEITORAL NIPPLE SPARING: RELATO DE CASO

Introdução

O câncer de mama é o mais comum em mulheres no Brasil e no mundo. São sintomas dessa neoplasia: a presença de nódulo, alteração no tamanho ou forma da mama, na textura ou cor da pele, retração mamilar ou descarga em água de rocha. O tratamento cirúrgico padrão é a cirurgia conservadora da mama com biópsia de linfonodo sentinela, porém a mastectomia seguida de reconstrução imediata tem sua indicação em casos selecionados. A mastectomia com técnica de reconstrução com implante pré peitoral surge como alternativa factível como uma excelente técnica, pois poupa todo o músculo peitoral maior, que rotineiramente é desinserido e descolado das costelas para recobrir o implante mamário durante a técnica convencional submuscular. Porém não é desprovida de complicações.

Objetivo

Descrever alternativa de baixo custo na mastectomia.

Casuística

-

Método

A. O. A, 27 anos, sexo feminino, G1P1A0, nega comorbidades e alergias. Ao exame mamário, detectou-se nódulo no quadrante ínfero-lateral da mama direita de 6 cm, outra lesão menor em sulco de 1 cm e axilas negativas. Na ultrassonografia das mamas e axilas, encontrou na mama direita volumosa lesão sólido cística, de aparente comprometimento intraductal, palpável, lobulada, medindo 7,1X3,4X5,3 cm lateromedial com fluxo ao doppler, além de outros nódulos irregulares. Os achados histopatológicos da biópsia foi papiloma intraductal extensamente fragmentado e envolvido por carcinoma in situ sem características óbvias de invasão franca. Realizou cirurgia mamária unilateral à direita em 06/02/2024, mastectomia nipple sparing, com biópsia de linfonodo sentinela 0/4, reforço da cicatriz com tela de pericárdio bovino e, tamanho 11x6 cm fechada em borda inferior da cicatriz cirúrgica recobrindo parcialmente o implante e prótese redonda microtexturizada (MOTIVA). O histopatológico da cirurgia foi: Carcinoma ductal in situ. Achados adicionais: neoplasia em continuidade com papiloma intraductal de grandes dimensões. Margens de ressecção cirúrgica: sem evidências de comprometimento neoplásico. Imunohistoquímica (20.02.24): RE+ / Progesterona+ / Ki67: 10%- Calponina: positivo (citoplasmático), forte e difuso - S100: positivo (citoplasmático), forte e difuso - p63: positivo (nuclear), forte e difuso - 34BetaE12: positivo (citoplasmático), moderado e difuso. Paciente recebeu alta sem intercorrências e o pós operatório transcorreu sem alterações. Está em uso de tamoxifeno.

Resultados

Na literatura, há evidências de que o uso de telas biológicas implicam em redução importante de complicações pós-operatórias para pacientes que realizaram mastectomia nipple sparing. Proporcionando revascularização efetiva e rápida proliferação celular, garantindo boa evolução pós-operatória. O baixo custo dos patches de pericárdio bovino proporciona maior acessibilidade para os diferentes perfis de pacientes, sejam aquelas que são atendidas no serviço privado, quanto no público.

Conclusões

A utilização do pericárdio bovino, neste caso, demonstrou ser factível, com técnica simples e baixo custo. Não houve complicações como infecção ou síndrome da mama vermelha. Portanto, o seu uso na reconstrução mamária pré-peitoral mostrou-se ser uma técnica com a mesma segurança oncológica da técnica convencional.

Fotos e tabelas

Referências

GOBBI, H. Classificação dos tumores da mama: atualização baseada na nova classificação da Organização Mundial da Saúde de 2012. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. v. 48, n. 6, pág. 463-474, 2012.

PARENTE, ELM.; MATTIELLO, CM.; SILVA, MAR.; ELY, JB. Uso de matriz sintética e biológica em reconstrução mamária imediata. Biológica (Strattice®). v. 3, pág. 75, 2018.

SANTIAGO, DS de P.; MALVEIRA, MMH; FABRE, AA; DA SILVA, JVM; CAPELA, L.; DE SOUZA, GM; MACEDO, MEB; DE BARROS, EMJ; SANTOS, LS; BOREM NETO, CA. Abordagem cirúrgica da cirurgia e aumento das mamas com implantes: Abordagem cirúrgica para reconstrução e aumento mamário com implantes. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, v. 5, pág. 19921–19944, 2022.

Palavras Chave

Oncoplastia; Tumor de mama; Câncer feminino; Pericárdio bovino

Área

Cirurgia reparadora / Oncoplastia

Instituições

Hospital do Câncer Aldenora Bello - Maranhão - Brasil, Universidade Federal do Maranhão-UFMA - Maranhão - Brasil

Autores

Ludmylla Ellen Ferreira Freire, Laura Froes Nunes da Silva, Sofia Arruda Castelo Branco Santos, João Arthur Duarte Cantanhede, Ana Gabriela Oliveira Caldas