Dados do Trabalho


Título

ESTILO DE VIDA E A OCORRÊNCIA DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Introdução

A incidência de casos de câncer de mama (CM) é predominante no mundo. Nesse contexto, evidencia-se não apenas os fatores de risco não modificáveis, como idade avançada, questões genéticas e reprodutivas, mas também, e principalmente, os modificáveis: diagnóstico nutricional desfavorável, tabagismo, ingestão de álcool, estresse e baixa ou nenhuma atividade física. (GHOSN, Batoul et al., 2020) Por esse viés, considerando os índices de desenvolvimento socioeconômico locais, é possível associar a ocorrência desse tipo de câncer ao estilo de vida da população atingida, isto é, a rotina diária com base nas escolhas dietéticas, práticas de exercício físico, manejo psicológico e demais atividades. (KHALIS, Mohamed et al., 2019) Sob essa perspectiva, é válido analisar a aderência das mulheres e efetividade com relação às recomendações das autoridades de saúde que buscam reduzir a incidência de neoplasias malignas.

Objetivo

Analisar a associação entre o estilo de vida e a ocorrência do câncer de mama em mulheres.

Casuística

Não se aplica.

Método

Trata-se de uma revisão narrativa de literatura conduzida por pesquisas nas bases de dados PubMed (U.S. National Library of Medicine) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Foram selecionados 5 artigos, publicados entre 2019-2024, utilizando as terminologias cadastradas
nos Descritores em Ciências da Saúde criados pela Biblioteca Virtual em Saúde. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos cinco anos que abordaram câncer de mama em mulheres, estilo de vida e nutrição.

Resultados

Com base nos artigos analisados, foi possível identificar que IMC aumentado, níveis de HDL alterados, tabagismo, sedentarismo, excesso de peso e obesidade, e a alta adesão a um padrão alimentar não saudável destacam-se como fatores favoráveis para a ocorrência do câncer de mama em mulheres. Nesse sentido, dietas ricas em grandes níveis de sal, açúcar, gorduras, carnes com maior percentual de gordura e processada, e embutidos são apontadas como alguns dos preditores para um estilo de vida não saudável, refletindo, consequentemente, no maior risco para o desenvolvimento da doença. Desse modo, a adoção de uma alimentação adequada associada à prática de outros hábitos saudáveis, como a atividade física, podem reduzir esse quadro. Os artigos trazem que um padrão alimentar saudável, contendo ácidos graxos monoinsaturados, frutas, vegetais, alimentos com baixo teor de gordura e alimentos ricos em ômega 3 e 6, atua como fator de proteção na prevenção do CM em mulheres.

Conclusões

Portanto, diante do exposto, é possível concluir que o controle e manutenção dos fatores de risco modificáveis contribuem de forma positiva na prevenção do câncer de mama, estando direta e indiretamente relacionado à melhor qualidade de vida. Assim sendo, faz-se necessário informar e estimular a população feminina para práticas que promovam saudabilidade, dentro do contexto de cada realidade, além da prática de atividade física, controle de estresse e outros hábitos considerados saudáveis. Ademais, realizar o rastreamento dos hábitos alimentares, estilo e histórico de vida durante consultas de rotina feminina é uma estratégia essencial para controlar precocemente a incidência de CM em mulheres.

Referências

GHOSN, Batoul et al. Association between healthy lifestyle score and breast cancer. Nutrition journal, v. 19, p. 1-11, 2020.

HUANG, Meng-Chuan et al. Lifestyle Factors and Energy Intakes with Risks of Breast Cancer among Pre-and Post-Menopausal Women in Taiwan. Nutrients, v. 15, n. 18, p. 3900, 2023.

KHALIS, Mohamed et al. Healthy lifestyle and breast cancer risk: a case-control study in Morocco. Cancer Epidemiology, v. 58, p. 160-166, 2019.

POURHABIBI-ZARANDI, Fatemeh et al. Dietary quality index and the risk of breast cancer: a case-control study. BMC women's health, v. 23, n. 1, p. 469, 2023.

XIAO, Yunjun et al. Associations between dietary patterns and the risk of breast cancer: a systematic review and meta-analysis of observational studies. Breast cancer research, v. 21, p. 1-22, 2019.

Palavras Chave

Neoplasias da mama; mulheres; estilo de vida; nutrição.

Área

Prevenção / Rastreamento

Autores

Soyane Paris Brucieri, Mariana de Melo Arriero Martins, Letícia Alessandra de Souza Campos, Victor Henrique de Almeida, Gabriela Fernanda Cirilo Teodoro