Dados do Trabalho


Título

CISTOADENOMA MUCINOSO DE OVÁRIO: RELATO DE CASO E REVISÃO DE LITERATURA

Introdução

Os tumores de ovário são patologias ginecológicas comuns, sendo cerca de 80% correspondendo a tumores benignos. Dentre essas lesões, destaca-se o Cistoadenoma Mucinoso, abrangendo 15% dos tumores ovarianos. São lesões originadas do epitélio ovariano, e devido ao seu crescimento rápido, costumam apresentar grande tamanho ao diagnóstico.

Objetivo

O objetivo deste estudo foi descrever um caso de tumor pélvico submetido a um procedimento cirúrgico para ressecção.

Casuística

O presente estudo visa aprofundar-se na análise e discussão diagnóstica e terapêutica aplicada à paciente V. de B. M., cujo caso foi conduzido no Hospital Universitário Antônio Pedro, da cidade de Niteroi, estado do Rio de Janeiro, em Fevereiro de 2024.

Método

Relato embasado em criteriosa coleta e análise de dados provenientes de prontuário digital - por meio de plataforma própria da instituição, e prontuário físico. Este enfoque busca integrar informações obtidas de múltiplas fontes, fornecendo uma visão abrangente e detalhada do caso clínico em análise, assegurando a integridade das informações.

Resultados

Paciente, 51 anos, com história pessoal de 3 gestações, 2 partos e 1 aborto,, procurou atendimento médico pela primeira vez em um ambulatório especializado em outubro de 2023, com quadro de dor abdominal em hipogastro há três meses e associada a perda ponderal de 5 kg durante esse período. Para a investigação diagnóstica, foi realizada uma Tomografia Computadorizada (TC) do abdome, que revelou formação expansiva, contendo múltiplas estruturas císticas em seu interior, ocupando tanto a região inferior quanto a superior do abdome, com dimensões de 20 x 22 cm e contornos irregulares. Uma Ressonância Magnética do abdome foi conduzida, identificando volumosa massa heterogênea, de natureza cística e multiloculada, com realce significativo após administração de contraste e com restrição à difusão, de dimensões similares à TC. Esta massa exercia efeito compressivo sobre estruturas peritoneais, promovendo deslocamento das alças intestinais inferolateralmente. A paciente foi submetida a uma laparotomia exploradora em 06/02/24, durante a qual foi identificada uma volumosa massa indissociável do anexo direito, resultando na realização de uma ooforectomia direita, histerectomia e biópsia peritoneal. Os resultados histopatológicos desta investigação indicaram cistoadenoma mucinoso de ovário. A paciente foi encaminhada para acompanhamento junto à Oncologia Clínica.

Conclusões

O quadro clínico dos cistos ovarianos, que muitas vezes não são valorizados pelos médicos e pelas pacientes, são importantes para o seu diagnóstico, principalmente em idade reprodutiva. Isso dificulta a detecção precoce, pois são inicialmente assintomáticos e quando descobertos, apresentam grandes proporções. Quando sintomáticos, as queixas frequentes são aumento do volume abdominal, dor intensa, alterações gastrointestinais, urinárias e pélvicas. O estudo, pretendeu se aprofundar nas características e comportamento dos tumores ovarianos, em especial o cistoadenoma mucinoso, alertando para a necessidade de promoção de estudos sobre a sua incidência, frequência, atuação e consequências dessa importante condição clínica.

Palavras Chave

TUMOR OVARIANO; TUMOR BENIGNO; CISTOADENOMA;

Área

Tumores do ovário e peritônio

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

GUSTAVO OLIVEIRA TAWIL, GIOVANNA VIDAL BELO, GEORGE CHARLEY CARTAXO NEVES FILHO, THALLES SIMÕES RUBACK, JULIA ANESI SAAVEDRA GRANATO FERREIRA, MARCELO SÁ DE ARAÚJO, CRISTIANE RABELLO