Dados do Trabalho


Título

IIMPLICAÇÕES GESTACIONAIS E FETAIS DA QUIMIOTERAPIA EM PACIENTES GRÁVIDAS COM CÂNCER DE MAMA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Introdução

O tratamento de câncer de mama em gestantes é desafiador, onde há a necessidade de tratar a doença enquanto se preserva a saúde materna e fetal. Nesse contexto, a utilização da quimioterapia desencadeia um debate sobre os impactos na gestação e no desenvolvimento fetal e uma discussão das implicações gestacionais e fetais da quimioterapia se torna necessária para orientar as decisões clínicas.

Objetivo

Investigar as complicações fetais e maternas associadas ao tratamento quimioterápico em mulheres grávidas diagnosticadas com câncer de mama.

Casuística

Não há.

Método

Foi realizada uma revisão sistemática na base de dados PubMed para estudos que apresentassem desfechos de complicações fetais e/ou maternas em mulheres grávidas com câncer de mama submetidas à quimioterapia. A seguinte estratégia de busca foi utilizada: “Breast cancer AND chemotherapy AND fetal Complications AND Pregnancy Complications”. A aplicação dos critérios de elegibilidade e a extração de dados foram realizados por dois autores independentes conforme as recomendações PRISMA e Cochrane. Não houve exclusão de trabalhos por linguagem ou ano de publicação. Ao final da busca literária, obteve-se uma amostra de 5 estudos.

Resultados

Foi constatada uma correlação positiva entre a administração de quimioterapia em mulheres grávidas com câncer de mama e o desenvolvimento de condições adversas da gravidez, como pré-eclâmpsia e necessidade de indução do trabalho de parto, e complicações fetais. Dentre as alterações fetais, foram recorrentes: redução do crescimento intrauterino, baixo peso ao nascer e nascimento pré-termo. Ademais, foi identificada uma relação inversa entre a quantidade de ciclos de quimioterapia e o peso ao nascer. O tratamento anti-HER2 não demonstrou maior incidência de adversidades fetais e gestacionais quando comparado a outros tratamentos antineoplásicos. Por fim, vale ressaltar a existência de estudos divergentes, os quais negam o surgimento de complicações gestacionais e fetais decorrentes da exposição ao tratamento antineoplásico. No entanto, é crucial notar que tais artigos apresentaram menor n amostral e, portanto, podem estar submetidos a uma maior probabilidade de resultados imprecisos.

Conclusões

Nossos achados destacam as notáveis condições adversas enfrentadas por mulheres grávidas submetidas à quimioterapia no tratamento do câncer de mama. Observou-se um risco significativo de desenvolvimento de pré-eclâmpsia e necessidade de indução do trabalho de parto nessas mulheres, enquanto para os neonatos, identificou-se um aumento considerável no risco de restrição do crescimento intrauterino, baixo peso ao nascer e maior incidência de nascimentos prematuros. Assim, nossos resultados ressaltam a importância de uma abordagem cuidadosa para proporcionar segurança e qualidade de vida para a mulher e o feto no tratamento do câncer de mama.

Referências

MAXWELL, Cynthia V. et al. Breast cancer in pregnancy: A retrospective cohort study. Gynecologic and Obstetric Investigation, v. 84, n. 1, p. 79-85, 2019.
MATOS, Erika; OVCARICEK, Tanja. Breast cancer during pregnancy: retrospective institutional case series. Radiology and Oncology, v. 55, n. 3, p. 362-368, 2021.
SAURA, Cristina et al. Evolution of Angiogenic Factors in Pregnant Patients with Breast Cancer Treated with Chemotherapy. Cancers, v. 13, n. 4, p. 923, 2021.
LAMBERTINI, Matteo et al. Pregnancies during and after trastuzumab and/or lapatinib in patients with human epidermal growth factor receptor 2–positive early breast cancer: Analysis from the NeoALTTO (BIG 1‐06) and ALTTO (BIG 2‐06) trials. Cancer, v. 125, n. 2, p. 307-316, 2019.
GOUGIS, Paul et al. Treatments During Pregnancy Targeting ERBB2 and Outcomes of Pregnant Individuals and Newborns. JAMA Network Open, v. 6, n. 10, p. e2339934-e2339934, 2023.

Palavras Chave

Breast cancer; chemotherapy; Complications

Área

Tumores da mama

Autores

Yasmin da silva Moura, Letícia Hanna Moura da Silva Gattas Graciolli , Lauany Évellin Pires da Silva, Ana Carolina Ventura de Santana de Jesus, Maria Gabriella Pereira dos Santos, Luiz Felipe Costa de Almeida