Dados do Trabalho
Título
Uso de anticoncepcional oral como fator de risco para desenvolvimento de câncer de mama em mulheres.
Introdução
O câncer de mama (CaM) têm alta incidência global e altas taxas de mortalidade e morbidade, afetando, principalmente, as mulheres e é caracterizado por sua abrangente heterogeneidade, tanto na sua morfologia quanto nos subtipos moleculares. Nesse contexto, é salutar analisar os fatores de risco que impactam na vida das pessoas com essa doença. Partindo desta feita, dados de estudos epidemiológicos confirmam uma associação entre o uso de contraceptivos orais no risco de desenvolver os distintos subtipos de cancro da mama.
Objetivo
Analisar e identificar o uso de anticoncepcional oral como fator de risco para o desenvolvimento de câncer de mama em mulheres.
Casuística
Não há pacientes, é um estudo a partir de dados do DATASUS.
Método
Trata-se de um estudo transversal descritivo cujos dados foram coletados no Sistema de Informação Hospitalar (SIH/DATASUS), em óbitos e taxa de mortalidade por local de internação, e filtrados por divisão por municípios, ano de processamento, faixa etária, cor/raça, internações por sexo e analisados por Excel.
Resultados
Observou-se as chances de desenvolver os diferentes subtipos de cancro de mama a partir de um estudo baseado em meta-análise, relacionando o tempo de uso de contraceptivos orais(CO). Nesse âmbito, mulheres que faziam o uso constante de contraceptivos orais apresentaram um risco estatisticamente significativo para incidência de neoplasia maligna na mama (offd ratio [OR] = 1,21; intervalo de confiança (IC) 95%:1,01-1,41). Ademais, mulheres que faziam uso de anticoncepcional oral antes da primeira gravidez também apresentaram altas taxas de risco para essa doença (OR = 1,14 e IC 95%: 1,01-1,28). Nesse viés, quem fez um uso por mais de cinco anos de CO também desencadeou CaM (OR=1,09, IC 95%:1,01-1,18).
Conclusões
A partir da análise dos resultados obtidos conclui-se que o uso de contraceptivos orais é um dos fatores de risco responsável pela promoção dos diferentes subtipos moleculares da tumorigênese mamária. No entanto, ainda há muito o que ser pesquisado sobre o assunto.
Palavras Chave
Câncer de Mama; Anticoncepcional; Fator de risco
Área
Tumores da mama
Autores
Tácira Karoline Pereira Nascimento , Letícia Kethelyn Bickel, João Pedro Oliveira da Silva